quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Meningite C

Um tema q vem sendo bastante discutido é a alta incidência da Meningite C  na população, então, vamos falar um pouco sobre ela. A vacina contra a meningite C já passou a fazer parte do calendário do SUS, onde as crianças menores de um ano devem receber duas doses, com dois meses de intervalo e um reforço entre o 12º e 15º mês de vida. A recomendação do calendário básico é bem específica e determina que a primeira dose seja dada com três meses e a segunda com cinco meses. Como a vacina está em fase de implantação, essa recomendação pode ser flexibilizada. Já para as crianças maiores de um ano e menores de dois anos recebem uma dose única.



A BACTÉRIA DA MENINGITE C
A bactéria Neisseria meningitidis, conhecida como meningococo, é a principal causadora da meningite C, uma doença grave que pode ser fatal.

Assim como outras bactérias, ela pode estar presente nas crianças e adolescentes que, por terem sido vacinados ou desenvolvido imunidade, podem estar protegidos da doença.

A meningite C tem, em seu início, sintomas parecidos com os da gripe, confundindo a gravidade da situação.

Apesar de não ser comum, a meningite C pode ser mortal ou ter conseqüências devastadoras, ainda que tratada rapidamente.

Entre as crianças que sobrevivem à meningite C, pode ser grande a presença de seqüelas duradouras e/ou permanentes:

Surdez, Paralisia, Convulsões, amputação de membros, distúrbios mentais, lesões cerebrais.

A vacina pode proteger contra a ameaça da Meningite C

Até há pouco tempo, não havia nenhuma vacina capaz de proteger eficazmente as crianças com menos de 2 anos, justamente a faixa etária de maior risco.

Agora bebês e crianças com mais de 2 meses de idade também têm proteção

Foi desenvolvida uma vacina contra a meningite C que pode ser aplicada nas crianças a partir de 2 meses do nascimento, adolescentes e adultos, evitando que elas possam ser vitimadas pela meningite C.

A Bactéria das doenças pneumocócicas
A bactéria Streptococus pneumoniae, conhecida como pneumococo, pode estar presente no fundo do nariz da criança (rinofaringe), sem causar doenças, fazendo parte da sua flora natural. As crianças que freqüentam creches, escolinhas ou locais de aglomeração com outras crianças, estão sujeitas à exposição e disseminação destas bactérias, podendo adquirir doenças pneumocócicas, que podem trazer sérios riscos à saúde

Graves doenças podem ser evitadas com a vacina contra as doenças pneumocócicas  

Otite média Aguda
As infecções de ouvido estão entre as doenças mais frequentes que ocorrem nas crianças de baixa idade. E pneumococo é um de seus principais agentes causadores.

O tratamento da otite  média aguda requer o uso de antibióticos indicados pelo pediatra. Seu uso freqüente e indiscriminado pode fazer com que a bactéria desenvolva resistência aos mesmos, reduzindo a eficácia do tratamento e possibilitando que a doença torne-se crônica.

Casos repetitivos de otite podem resultar em complicações tais como:

Perda de audição
●Dificuldades no aprendizado
●Atrasos no desenvolvimento e na fala
●Necessidade de intervenções cirúrgicas

Doenças Pneumocócicas
Mais de um milhão de crianças abaixo dos 5 anos de idade, morrem no mundo por ano em consequênia de doenças causadas pelo Streptococus pneumoniae.

Doenças causadas por essa bactéria:

Meningite: infecção das membranas do cérebro e da medula espinhal;
●Bacteremia: quando a bactéria invade o sangue;
●Sepse: infecção generalizada, que compromete muitos órgãos;
●Pneumonia bacterêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário